fidelizar alunos

5 Passos Sobre como Fidelizar Alunos e Pais

Uma pesquisa realizada pelo MindGroup revelou que a segunda maior preocupação dos diretores pedagógicos é com a dificuldade na captação de novos alunos. Vamos aprender de uma vez por todas como fidelizar alunos!

Resultados como estes revelam o grande desafio das instituições de ensino. Em um mercado em que a concorrência é cada vez mais acirrada, captar e fidelizar clientes, neste caso, pais e alunos, se tornaram demandas prioritárias. É preciso encontrar estratégias que não exijam custos tão altos, mas que divulguem os diferenciais da instituição, o completo conteúdo curricular e sua preocupação com valores, por exemplo.

É necessário um trabalho diário, que vai desde a estrutura da instituição, passa pelo atendimento e suporte ao aluno e chega ao relacionamento nas redes sociais. Envolve qualidade de ensino e aproximação de pais e alunos, visando sempre fidelizar relacionamentos. Mas você sabe como alcançar tudo isso?

Para te ajudar, confira 5 dicas que preparamos para lhe ajudar a fidelizar pais e alunos. Dê adeus às salas de aula vazias!

1 – Seja encantador desde o atendimento

Por mais que pareça algo óbvio, o atendimento ainda é um gargalo das instituições de ensino no momento da captação de alunos. Burocracias, informação divergentes, procedimentos que parecem uma eternidade… Tudo isso torna o primeiro contato do aluno com a instituição um verdadeiro pesadelo.

Para evitar este tipo de situação, treine sua equipe! Padronize o atendimento. Os funcionários precisam ter em mãos uma lista com as principais dúvidas do clientes, documentação e procedimentos necessários. Ter tudo isso a fácil acesso, traz eficiência na hora de atender os clientes. Além disso, avalie como está o atendimento. Ter indicadores é fundamental para análise e ajustes posteriormente.

2 – Ofereça o que seu cliente procura como diferencial

Entenda o que as famílias e alunos estão procurando em uma instituição de ensino e invista neste diferencial. Para identificar o que desejam, faça pesquisas com o público da instituição para que indiquem que característica vem chamando mais atenção de forma positiva.

Converse com os pais de seus alunos. Por que escolheram sua instituição? Ainda existe algo que não os satisfaça completamente? Qual foi o concorrente que o deixou mais em dúvida no momento da decisão e por que? Registre todas as respostas e utilize esses dados a seu favor.

Agindo, estrategicamente, com ações que chamam a atenção do seu público, você aumenta as chances de fidelizá-lo e ainda entende quais são os pontos fortes da instituição que contribuem com a captação de novos alunos.

3 – Traga a família para dentro da instituição de ensino

Pais que não sabem o que acontece na instituição, não conseguem enxergar os benefícios que ela tem trazido na vida dos seus alunos/filhos. Assim, dificilmente eles terão resistência em transferir os filhos para outra instituição. Ou seja, pais distantes, baixa fidelização.

Para que isso não ocorra, é preciso trazê-lo para dentro. Mostrar os diferenciais, os valores compartilhados com os alunos e como eles têm se desenvolvido neste ambiente. A realização de eventos que permitam a ida de parentes à IES e gincanas que envolvam a participação de toda a família, são algumas formas de estreitar laços com os responsáveis.

Também é importante que a experiência dos pais com a instituição seja positiva. Tenha canais de comunicação eficientes. Facilite o acesso aos boletos das mensalidades, ao plano de ensino e aos boletins dos filhos. Investir em um sistema online pode ser uma boa opção. O importante é que os responsáveis encontrem na instituição um espaço aberto para esclarecer dúvidas e resolver problemas.

4 – Divulgue os resultados

Dizem que a propaganda é a alma do negócio e na hora de atrair novas alunos para sua instituição não é diferente. Quando você mostra resultados, a credibilidade é fortalecida, tanto com o que estão dentro, como com aqueles que ainda estão decidindo onde estudar.

Por isso, divulgue índices avaliação do MEC, de aprovação de estudantes na OAB, concursos, olimpíadas de conhecimentos, por exemplo. Mostre as atividades que acontecem no interior da instituição. Divulgue como vocês trabalham! Utilize casos de ex-alunos para mostrar como a formação que tiveram em sua instituição foi importante para a carreira deles. Você também pode procurar jornais da região que queiram divulgar matérias contando a história de um aluno premiado – e gerar divulgação gratuita dos resultados da sua instituição de ensino.

5 – Tenha a internet e ferramentas on-line como aliados

Como foi dito no início deste texto, é preciso encontrar estratégias que não exijam custos tão altos, mas que divulguem os diferenciais da instituição e a internet é o ambiente perfeito para que isso aconteça. As redes sociais são um meio prático e de baixo custo para se relacionar e atrair novos alunos. Além disso, presença digital é colocar sua instituição em evidência.

No entanto, é preciso ter estratégias adequadas para o uso dessas mídias. Uma boa alternativa é contratar uma agência de marketing educacional. Com a expertise na área, uma equipe irá desenvolver um planejamento de ações de marketing para alcançar o seu público, tanto através das redes sociais, como pelo próprio site da instituição ou até por e-mails marketing. Contando com a ajuda de profissionais, a comunicação será agil, aproximando seu público, aumentando a fidelização e promovendo sua instituição para a captação de novos alunos.

E aí, gostou das dicas? É claro que existem grandes desafios no mercado da educação, mas as instituições que se atentarem para a necessidade de inovar, ganharão destaque e sofrerão menos com a evasão escolar. De que lado você quer estar? Se o seu desejo for abandonar o medo da evasão e da dificuldade com a captação de alunos, nós podemos te ajudar.


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