5 dicas práticas para conseguir leads qualificados

Para conseguir novos alunos para sua instituição de ensino, através da internet, o primeiro passo é atrair novos visitantes para sua página, o segundo é conseguir leads qualificados e o terceiro é transformá-los em clientes. 

Esse passo do meio não pode ser pulado porque influencia diretamente nos resultados da sua estratégia de marketing. 

Mas o que são leads qualificados? E como conseguir? 

Você vai aprender neste artigo! Continue a leitura.

Afinal, o que são leads qualificados?

O lead é uma pessoa que mostrou interesse em se tornar um potencial aluno da sua instituição de ensino. 

Nesse caso, ele demonstra esse interesse ao preencher algum formulário com seus dados para receber em troca mais informações sobre a IES seja em forma de conteúdo, seja em forma de atendimentos, por meio de promoção, entre outros formatos. 

Quando pensamos em leads qualificados, a ideia é atrair um público bem alinhado com a persona — ou seja, o cliente ideal — da sua instituição de ensino. 

Por exemplo, algumas pessoas não estão interessadas em comprar ou não tem um poder aquisitivo para se matricular na sua instituição, então, quando você fizer uma oferta para elas, o resultado não será o esperado. 

Desse modo, investir em leads qualificados é importante para: 

  • Reduzir custos com marketing; 
  • Aumentar a conversão; 
  • Direcionar melhor a comunicação.

5 dicas para conseguir leads qualificados

Basicamente, é preciso construir um verdadeiro relacionamento com o seu lead porque quanto maior conexão com a sua instituição de ensino, melhor será a conversão ao oferecer uma solução. 

Confira algumas dicas de como captar leads qualificados:

1 – Conheça sua persona

A persona representa o cliente ideal da sua instituição de ensino. 

Trata-se de um personagem que tem um perfil com características comuns dos seus consumidores. 

Para construir esse perfil, você precisa levantar as seguintes informações:

  • Nome; 
  • Idade; 
  • Gênero; 
  • Renda; 
  • Sonhos; 
  • Desejos; 
  • Problemas; 
  • Hábitos e costumes; 
  • Hobbies;
  • Redes sociais mais utilizadas. 

Ao traçar esse perfil, é preciso se basear em dados reais sobre o seu cliente ideal.

Conhecer a persona é essencial para conseguir realmente atrair leads qualificados por meio da sua comunicação e garantir que sejam potenciais clientes da sua instituição de ensino. 

2 – Crie conteúdo conforme o funil de vendas

Como falamos, você precisa construir um relacionamento com seu futuro cliente primeiro para depois fazer a oferta. 

Nesse caso, o funil de vendas serve para conduzir essa relação até chegar no grande objetivo: a venda. Ele se divide em três etapas:

Topo

É a etapa de atração. 

Quando um visitante ainda não está consciente do problema e desperta esse interesse nele.

Por exemplo, imagine que a Maria está com dificuldade em conseguir trabalho, mas não tem consciência que é preciso melhorar a sua qualificação para ter melhores oportunidades no mercado. 

Então, você cria um artigo com dicas sobre como conseguir um emprego mais rápido e, dentro do material, explica a importância de uma especialização para conquistar um diferencial entre os concorrentes. 

Agora, Maria encontrou o material, reconheceu o problema e virou um visitante do seu site para saber mais.

Meio:

Antes, você mostrou o problema. Agora, a intenção é mostrar a solução — calma, ainda não é seu produto! 

Nessa etapa, você pode oferecer um e-book gratuito sobre 10 especializações que a Maria pode fazer para obter mais qualificação e garantir uma vaga no mercado de trabalho. Tudo que ela precisa fazer para receber o conteúdo é preencher um formulário com seu nome, e-mail e telefone. 

Pronto, a Maria virou um lead da sua instituição de ensino. Ela mostrou estar interessada em saber mais sobre formações e cursos. 
Agora, você só precisa continuar nutrindo a comunicação com esse lead por um canal de comunicação mais pessoal — o e-mail marketing é uma boa opção, como falaremos mais adiante.

Fundo

Pronto, chegou o momento de fazer a oferta direta da sua solução. 

A Maria já sabe que o problema dela é falta de qualificação e o melhor caminho para isso é a especialização. Você só precisa mostrar agora o quanto a sua especialização atende as necessidades dela e, se possível, oferecer condições especiais para fechar a matrícula.

3 – Produza bastante conteúdo

Em qualquer uma das etapas do funil, o conteúdo aparece de diferentes formas. Pode ser mostrando a vantagem da sua solução, atraindo novos visitantes da página, dentre diversas maneiras. 
Por isso, é essencial investir em uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente com materiais para cada etapa do processo de vendas.

4 – Não subestime o e-mail marketing

Como falamos, o e-mail marketing é um dos melhores canais para desenvolver um relacionamento com o seu lead, visto que você consegue personalizar mais a comunicação e criar uma proximidade com o leitor.

Pode parecer que o e-mail caiu em desuso hoje em dia, mas, segundo a DMA, a estratégia tem um ROI de 3800% em média.

Sendo assim, vale a pena investir!

4 – Invista na etapa de atração

Para conseguir um bom volume de leads qualificados, é preciso atrair uma boa quantidade de visitantes para sua página primeiramente. 

Então, é preciso investir bastante na etapa de topo de funil. 

Nesse caso, apenas produzir conteúdo pode demorar para proporcionar resultados efetivos e você deve implementar estratégias de divulgação para conseguir atrair visitantes. 

Existem duas populares: o SEO e os anúncios pagos. 

O SEO é um conjunto de técnicas para o Google ranquear melhor seu conteúdo nas respostas de buscas. Basicamente, é para que sua página apareça entre as primeiras posições quando o usuário pesquisar um assunto. 

Já o anúncio online é aquele formato de publicidade tradicional, mas direcionada para as plataformas digitais, como o Google ou o Instagram. 

5 – Tenha uma Landing Page de alta conversão

Apesar da isca ter um papel importante, a landing page que você vai utilizar para captar leads tem um papel fundamental para aumentar sua conversão. 

Às vezes, alterar o título da página já pode proporcionar mais leads qualificados. 

Então, procure sempre implementar as técnicas de copywriting na comunicação. 
Além disso, a velocidade de carregamento também impacta bastante nos resultados. Evite deixar sua página muito pesada. Uma dica é utilizar o Google PageSpeed Insights para medir a velocidade e encontrar pontos de melhoria.

Podemos te ajudar a trazer mais leads qualificados para sua instituição de ensino!

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