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5 Estratégias de Metodologias Ativas voltadas para Ensino Superior

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5 Estratégias de Metodologias Ativas voltadas para Ensino Superior

Gabriela Alencar

02/07/2024

Metodologias ativas estão promovendo uma educação transformadora e mais atrativa para os alunos.

Metodologias ativas estão promovendo uma educação transformadora e mais atrativa para os alunos.

Metodologias ativas são aquelas que colocam o aluno como protagonista, e não apenas um espectador. Elas são uma tendência nos processos de aprendizagem e estão mudando a forma como as instituições educacionais trabalham.

Saiba mais sobre o que são essas metodologias, como elas podem ser aplicadas nas instituições de ensino. Continue a leitura.

O que são metodologias ativas?

As metodologias ativas vão na direção oposta ao que é tradicionalmente aplicado em instituições educacionais.

Enquanto a metodologia passiva consiste em um aluno acompanhando disciplinas, na metodologia ativa, o processo pedagógico é baseado em atividades instrucionais.

Ou seja, em vez de aulas expositivas com avaliações e tarefas periódicas, nas quais o professor é o protagonista, a metodologia ativa coloca o aluno como protagonista da jornada.

Além de transmitir conhecimento, o objetivo é que os alunos desenvolvam novas habilidades com autonomia e participação ativa.

Como isso aconteceu?

O termo “educação ativa” ganhou destaque nos anos 90. O livro “Active Learning: Creating Excitement in the Classroom” (1991), escrito pelos professores Charles Bonwell e James Eison, é um marco nesse contexto.

Na obra, Bonwell e Eison descrevem a educação ativa como “qualquer atividade que envolva os alunos em fazer coisas e refletir sobre o que estão fazendo”.

Metodologias ativas são práticas que incentivam os alunos a tomarem a iniciativa em suas escolhas de aprendizado, abandonando uma postura passiva.

Essas abordagens criam um ambiente onde os estudantes participam ativamente, desenvolvendo habilidades críticas e reflexivas necessárias para um aprendizado mais eficaz.

Como essas metodologias influenciam a colaboração entre os alunos e o desenvolvimento de competências sociais e comunicativas essenciais no mundo contemporâneo?

Quais são os tipos de metodologias de aprendizagem ativa?

Existem diversas metodologias ativas de aprendizagem que podem ser implementadas em sala de aula, de forma individual ou combinada. Quais são essas metodologias e como podem ser aplicadas?

Educação híbrida

A Educação Híbrida combina aulas presenciais e virtuais, proporcionando aos alunos novas experiências e conteúdos complementares.

Esse modelo se adapta ao comportamento dos estudantes modernos, que estão constantemente conectados e utilizam tecnologias digitais em seu dia a dia.

Ainda permite uma aprendizagem mais flexível e personalizada, atendendo às necessidades individuais dos alunos e facilitando o acesso ao conhecimento.

Exemplo Prático para sua IES:

Uma instituição de ensino pode adotar a Educação Híbrida organizando um curso de ciências que mescla encontros presenciais semanais com atividades online. Durante as aulas presenciais, os alunos participam de experimentos práticos e discussões em grupo.

No restante da semana, eles acessam uma plataforma online onde encontram vídeos explicativos, leituras complementares e fóruns de discussão.

Os alunos podem assistir aos vídeos e fazer as leituras no seu próprio ritmo, e depois compartilhar suas reflexões e dúvidas nos fóruns, recebendo feedback dos professores e colegas.

Essa combinação de atividades presenciais e virtuais proporciona uma experiência de aprendizagem rica e diversificada, que pode ser ajustada conforme as necessidades e interesses de cada aluno.

Gamificação

Um método que agrada a diferentes faixas etárias é o uso de aplicativos, jogos e outros recursos inspirados em jogos.

Esses recursos exploram novos conteúdos e incentivam a colaboração, a interatividade e a competição saudável.

Um exemplo simples é promover competições entre grupos, com prêmios para os melhores desempenhos.

Sala de aula invertida

Sala de aula invertida é uma metodologia onde o conteúdo das aulas é disponibilizado online para que os alunos possam estudar previamente. As aulas presenciais são usadas para atividades práticas e discussões.

Exemplo Prático:

Uma escola disponibiliza vídeos e leituras online para um curso de história. Os alunos acessam o material em casa e, durante as aulas, participam de debates e projetos baseados no conteúdo estudado previamente.

Dessa forma, ao chegarem à sala de aula, eles aproveitam o encontro para tirar dúvidas com os professores e interagir com os colegas, melhorando a retenção de conhecimento e a análise crítica.

Seminários e discussões

Promover seminários e discussões em grupo sobre um tópico previamente definido é outra maneira de desenvolver habilidades de pensamento crítico e argumentação.

Estudo de caso

Os alunos estudam casos reais ocorridos fora da sala de aula e, com base nisso, identificam os problemas e propõem as melhores soluções.

Pesquisa de campo

A pesquisa de campo é uma metodologia ativa em que os alunos investigam assuntos diretamente no local onde as situações ocorrem, aprendendo de forma prática e contextualizada.

Exemplo:

Um aluno visita uma empresa financeira para observar como um gerente distribui tarefas ou analisa o comportamento das equipes de trabalho em uma concessionária de automóveis.

Mão na massa

“Hands-on” significa “colocar a mão na massa”, onde os alunos desenvolvem produtos ou protótipos desde o planejamento até a solução de problemas.

Exemplo:

Os alunos criam modelos de pontes após estudar engenharia básica, aplicando o que aprenderam para resolver desafios de construção.

Como essa abordagem pode ser adaptada para diferentes níveis e áreas de ensino?

Qual é o propósito das metodologias ativas?

O foco das metodologias ativas é desenvolver competências e habilidades importantes para o futuro, como argumentação, cultura digital, comunicação eficaz, pensamento crítico, responsabilidade e cooperação.

Essa abordagem representa uma nova maneira de conceber os processos educacionais, visando formar cidadãos autônomos e participantes ativos na criação do conhecimento.

Qual a importância e os principais benefícios?

As metodologias ativas criam ambientes de aprendizagem mais dinâmicos, promovendo interatividade e cooperação entre os alunos.

Elas transformam a educação, aumentando a motivação e o engajamento dos estudantes, além de diminuir as taxas de evasão e reprovação, melhorando a experiência educacional, em geral.

Pesquisas indicam que essas metodologias elevam as notas e auxiliam no desenvolvimento da inteligência emocional, além do aprendizado convencional.

Entre os principais benefícios das metodologias ativas estão:

  • Desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas
  • Maior interação e conexão com os alunos
  • Aprendizagem adaptativa e personalizadaMaior desempenho acadêmico dos alunos
  • Estímulo à criatividade, pensamento crítico, autonomia e responsabilidade
  • Aumento do envolvimento e satisfação dos alunosIncentivo à inovação educacional e alinhamento com as demandas do mercado de trabalho
  • Aumento da retenção de alunos e redução da evasão escolar
  • Maior vantagem competitiva para a instituição de ensino

Esses benefícios tornam as metodologias ativas uma abordagem poderosa para promover uma aprendizagem mais significativa, envolvente e relevante tanto na sala de aula quanto em outros contextos educacionais.

A adoção de metodologias ativas na educação transforma o ambiente escolar, tornando-o mais dinâmico e centrado no aluno.

Essas práticas incentivam a participação ativa e a autonomia dos estudantes, alterando a forma tradicional de ensino e aprendizagem.

Instituições que adotam essas práticas promovem melhor interação, aumentam a motivação e elevam o desempenho acadêmico dos alunos, além de prepará-los com as competências e habilidades necessárias para o futuro.

A integração da tecnologia e a diversidade de métodos tornam as metodologias ativas uma alternativa eficaz para uma educação mais envolvente.

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