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Sala de Aula Vazia? Saiba como o Digital Impacta seu Negócio

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Sala de Aula Vazia? Saiba como o Digital Impacta seu Negócio

Gabriela Alencar

16/04/2020

O perfil do consumidor mudou e o lugar onde ele faz compras também. Uma pesquisa da PwC revelou que os brasileiros já preferem fazer compras pela internet do que em lojas físicas.

Durante a pesquisa, foram entrevistadas mil pessoas. E veja os resultados:

  • 38,2% dos brasileiros afirmaram que têm o hábito de fazer compras online todos os meses;
  • 30,9% que declaram comprar em lojas físicas também todos os meses;
  • Apenas 3,4% dos consumidores entrevistados nunca adquiriram produtos em sites.

Necessidade de presença digital

Diante deste novo consumidor que já se sente mais à vontade no espaço da internet, as empresas precisam estar preocupadas com sua presença digital. Antes a preocupação maior era com a imagem que a loja ou sede física transmitia aos clientes. Agora, a atenção precisa estar voltada para a comunicação digital do negócio (site, perfis em redes sociais).

O grande desafio das empresas passou a ser, ter uma presença relevante na internet, pois essa é uma forma de cativar aqueles consumidores que optam por uma busca virtual.

Além disso, investir neste tipo de estratégia abre portas para novas oportunidades de negócio e aumenta as chances de se tornar uma referência em sua área de atuação.

E como isso impacta nas Vendas?

Reconhecer a importância de uma atuação eficaz na internet é dar um reforço ao seu time de vendas, independente do tamanho do seu negócio. Isso porque você diminui os custos com investimentos e age de maneira mais assertiva. Quer entender como isso funciona?

Listamos alguns motivos abaixo:

Visibilidade online

Sua empresa marca presença no ambiente digital. É possível acessar seu site e/ou perfil, conhecer seu produto, sua missão como negócio e até mesmo abrir espaço para interação com clientes e com os demais que se identificaram com a marca. Além disso, a partir de ferramentas do marketing digital, é possível melhorar o seu posicionamento em sites de busca.

Investimento de baixo custo

Trata-se uma ferramenta altamente eficiente principalmente por causa do custo-benefício. No ambiente digital é possível trabalhar belas campanhas e impulsioná-las com bem menos recursos do que seriam necessários no Marketing Tradicional.

Geração de Leads

Eis o tesouro para o Comercial! No marketing digital é possível disponibilizar conteúdos gratuitos para download. Para ter acesso a esses materiais, basta que o usuário deixe registrado o nome e o e-mail, basicamente. Informações simples, mas extremamente valiosas para quem trabalha com vendas, pois é possível saber o perfil daquele possível cliente a partir do conteúdo que despertou interesse nele. É diferente de começar uma ação do zero. Ou seja, esse otimiza seu processo de vendas!

Segmentação

Outro ponto que também favorece quem precisa vender mais. Você fala com o público certo porque é possível segmentar suas ações por sexo, faixa etária e até mesmo, renda mensal. Tudo isso contribui para uma abordagem mais assertiva que vai direto ao encontro da verdadeira necessidade (dor) de quem precisa do seu produto ou serviço. Significa falar com quem realmente tem interesse em comprar! O público terá muito mais identificação e a consequência será: resultados melhores!

Mensuração de resultados

É possível ver se as estratégias têm dado certo ou não e assim repensá-las. O ambiente digital permite mapear a sua relevância e quantificar os resultados, provando numericamente o impacto da sua ação.

Economia

A possibilidade de ter acesso a resultados reais e mensuráveis e isso lhe permitir repensar as estratégias, sem necessariamente precisar esperar o fim do mês quando normalmente se nota o prejuízo, significa economia. Erros de comunicação custam caro e poder evitá-los em tempo é uma das grandes vantagens trazidas pelo marketing digital.

Estar à frente da concorrência

Durante o RD Summit de 2016, Eric Santos, CEO da RD, citou que há 16 milhões de empresas no Brasil, mas apenas 10 mil utilizando soluções de Marketing Digital. Este número mostra que apenas 0,06% das empresas investem de fato em Marketing Digital, um número ainda muito baixo. Portanto, trata-se de um assunto que ainda precisa ser muito explorado e principalmente aproveitado por quem deseja se destacar como negócio fortalecendo sua presença digital.

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