Portal

6 Exemplos de Gamificação para o Ensino Superior

Compartilhe

6 Exemplos de Gamificação para o Ensino Superior

Gabriela Alencar

22/08/2024

Capturar a atenção dos alunos exige novas estratégias de aprendizagem. Com o volume crescente de informações no ambiente digital, manter o foco dos estudantes se torna cada vez mais desafiador. Abordagens mais dinâmicas podem mudar o cenário educacional.

A gamificação surge como uma boa estratégia. Ao trazer elementos de jogos para a sala de aula, como metas claras, narrativas envolventes e competição saudável, é possível aumentar o engajamento e a motivação dos alunos, facilitando o entendimento de conteúdos complexos.

Apesar de parecer contraintuitivo, pesquisas sugerem que ensinar com a ajuda de jogos traz bons resultados. Um estudo da Universidade Técnica Nacional de Atenas descobriu que desafios baseados em jogos aumentaram o desempenho dos alunos em impressionantes 89%.

Um estudo separado descobriu uma taxa 300% maior de conclusão de dever de casa. Esses estudos constroem um forte caso para o uso da gamificação no aprendizado.

Como usar a gamificação no ensino superior

No campus, você pode incentivar os alunos a explorar, aprender e interagir mais, oferecendo pequenas recompensas pela participação em diversas atividades no campus ou pela interação repetida em atividades individuais.

Na sala de aula, os professores precisam manter as coisas divertidas para evitar que o tédio se insinue. Usar estratégias de gamificação pode ajudar seus alunos a se sentirem engajados e felizes em trabalhar duro para atingir seus objetivos.

Gamificar processos difíceis pode torná-los muito mais fáceis de digerir e engajar. O aspecto de treinamento da gamificação ajuda o cérebro a olhar para o aprendizado como algo gratificante em vez de difícil e frustrante, o que motiva o sucesso contínuo e o engajamento no processo.

Exemplos de gamificação na educação podem variar de algo tão simples quanto um sistema de classificação até cenários muito mais complicados baseados em Realidade Virtual. Tudo depende de até onde as instituições querem ir. Vamos analisar diferentes formas de incorporar a gamificação na educação.

Sistema de Pontuação

Incentivar os alunos recompensando-os com pontos é uma boa estratégia de gamificação na educação. Os professores podem implementar um sistema de pontos para alcançar certos objetivos acadêmicos. Concluir uma leitura suplementar ou responder a perguntas bônus em questionários, por exemplo, pode motivar os alunos a se engajar com materiais de aprendizagem além do programa padrão.

Esses pontos podem ser acumulados e apresentados aos alunos em uma tabela de classificação, onde eles podem visualizar e comparar seus pontos com os de outros colegas, promovendo uma competição saudável.

Adotar um sistema de moeda virtual pode também permitir que os alunos troquem seus pontos por recompensas específicas. Por exemplo, eles podem usar suas moedas para adquirir um plano de aprendizado personalizado ou participar de eventos exclusivos.

Trabalho em equipe

Combinar o trabalho em equipe com elementos de jogos é uma abordagem que pode fazer uma grande diferença na aprendizagem dos alunos. Ao reutilizar materiais de estudo em desafios em formato de jogo, os alunos reforçam conceitos enquanto colaboram entre si. As equipes acumulam pontos e emblemas e competem com outras equipes da classe, o que promove uma competição saudável.

Mas a gamificação em equipe não é só sobre competição – ela também incentiva os alunos a trabalhar juntos, dar e receber feedback dos colegas e aprender em conjunto. Isso cria um ambiente onde os alunos se apoiam mutuamente, agem como mentores uns dos outros e celebram suas conquistas, fortalecendo o senso de equipe.

Storyboarding na sala de aula


Se você quiser incentivar uma maneira de tornar seu assunto difícil mais relacionável, você pode fazer toda a estrutura da sua classe parte de um arco de história.

Você pode querer usar uma história de sua própria criação, ou pode pegar emprestado os benefícios da narrativa de uma ferramenta ou aplicativo para ajudar a fazer seu ensino se conectar com uma história que você acha que será relevante para sua classe.

Embora isso pareça mais atraente para crianças pequenas, os adultos também adoram contar histórias, e esse tipo de processo de jogo pode ajudar a consolidar conceitos e encorajar o envolvimento com o trabalho em classe.


Ponto extra

No ensino superior, o crédito extra pode ser uma estratégia útil para apoiar os alunos que enfrentam dificuldades em certas disciplinas.

Além de contribuir para o desempenho acadêmico, essas oportunidades podem ser transformadas em atividades de grupo que sejam tanto educativas quanto envolventes, como projetos especiais ou competições em equipe. Isso promove um ambiente de aprendizado bem mais dinâmico.

Nuvens de palavras


Na atividade Nuvem de Palavras , os alunos contribuem com palavras ou frases curtas relacionadas a um tópico específico, que são exibidas visualmente em um formato de nuvem. Os termos usados ​​com mais frequência aparecem maiores que os outros.

Em um jogo de apresentação, peça para eles descreverem a sessão em uma palavra após uma aula. Alternativamente, você pode verificar como eles associam tópicos específicos a certas palavras para determinar seu nível atual de compreensão.

Essa estratégia incentiva a participação e o engajamento , pois os alunos veem suas contribuições representadas visualmente em tempo real e obtêm uma melhor compreensão do panorama geral da lição.

Questionário

Oferecendo um excelente exemplo de como usar gamificação no Ensino Superior, o Quizlet combina aspectos de aplicativos de anotações, um tutor de IA e testes práticos para ajudar os alunos a criarem flashcards e esboços rapidamente. Isso permite que eles retenham mais informações e se preparem efetivamente para os exames. 

Junto com esse conjunto de ferramentas aprimoradas por IA, o Quizlet utiliza uma biblioteca de livros didáticos acadêmicos para permitir que os alunos pesquisem rapidamente respostas até para as perguntas mais complexas.

Esta é apenas uma pequena seleção de exemplos de gamificação para usar na sua IES que estão disponíveis para educadores — com muitos outros apoiando os alunos no estudo.

Conclusão

A gamificação, com suas múltiplas facetas, oferece uma maneira poderosa de revitalizar a educação no ensino superior. Desde o uso de sistemas de pontuação até o desenvolvimento de atividades interativas como nuvens de palavras e quizzes, essas estratégias não apenas aumentam o engajamento, mas também ajudam os alunos a internalizar e aplicar o conhecimento de forma mais eficaz.

Ao transformar o aprendizado em uma experiência dinâmica, a gamificação prepara os alunos para enfrentar desafios acadêmicos com maior motivação.

Na era digital, adaptar essas práticas inovadoras não são apenas uma tendência, mas uma necessidade para instituições de ensino que buscam se destacar.

É aqui que a Conteúdo Edu entra em cena. Especializada em marketing e vendas para o setor educacional, a Conteúdo Edu ajuda sua instituição a captar e engajar mais alunos, destacando os diferenciais da sua IES. Conheça mais sobre como podemos apoiar sua estratégia de marketing e vendas visitando Conteúdo Edu.

Assine a nossa newsletter semanal

Conteudo Marketing e Treinamentos LTDA • 32.952.629/0001-28

🤖 Cora IA: conheça nossa inteligência artificial exclusiva para educação.

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação.