Marketing de Conteúdo não é só para redes sociais!

Você sabe o que é Marketing de Conteúdo e todas as potencialidades dessa ferramenta estratégica?

Nesse blog post vamos te mostrar que o Marketing de Conteúdo vai além das redes sociais, e como apostar nessa estratégia pode ser vantajoso para sua IES.

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é toda uma abordagem estratégica de produção e distribuição de conteúdos ricos, sem uma promoção explicita da marca. Esses materiais permitem atrair e engajar um público por meio da aproximação e reciprocidade, uma vez que, os conteúdos tendem a ajudar o leitor a resolver problemas que ele busca solução. Dessa forma, a marca passa a ser vista pelo leitor com autoridade no assunto e conquista clientes de forma natural e espontânea.

Apesar de parecer, o Marketing de Conteúdo não é tão novo quanto você pensa, e não se aplica apenas ao digital e redes sociais.  Historicamente, o primeiro registro do uso do Marketing de Conteúdo foi em 1895.

Estudos mostram que a John Deere, empresa norte-americana  líder no segmento de máquinas agrícolas, foi a primeira a fazer uso dessa estratégia quando publicou uma revista chamada “The Furrow”. Tratou-se de um material inovador para época, onde os conteúdo focavam na agricultura, não apenas sobre os produtos da marca.

Em 1900, a Michelin criou o famoso Guia Michelin com a intenção de incentivar pessoas a usarem seus veículos para ir a restaurantes.

Viu só, o uso de conteúdos ricos para promover uma marca de forma espontânea não é novidade.

Devo apostar no Marketing de Conteúdo hoje?

A resposta é SIM! Ao fornecer um conteúdo valioso ao público, você pode melhorar sua reputação e obter defensores da sua marca.

Segundo a pesquisa Content Trends 2018, 86,7% das pessoas utiliza o Google para se informar. E usar conteúdos relevantes é a melhor forma de ranquear bem seu site no mecanismo de busca, fazendo com que ele seja encontrado de forma fácil e rápida pelo seu público.

A mesma pesquisa também diz que as empresas que utilizam o Marketing de Conteúdo têm em média 2,2 vezes mais visitas em seus sites.

Onde posso aplicar o Marketing de Conteúdo?

Diferente do que muitos pensam o Marketing de Conteúdo não se restringe às redes sociais. Ele pode ser usado em diversas formas e canais, até mesmo nas mídias off-line, veja só:

Blog posts – Os blog posts são opções excelentes para aplicar o Marketing de Conteúdo. São locais estratégicos onde podem ser oferecidos conteúdos ricos que vão atrair seu público. Utilize esse espaço para se destacar como autoridade no assunto, trazendo tendências, dicas e informações importantes para o leitor.

Dica: usar vídeos dentro dos blog posts é uma excelente estratégia. Os vídeos deixam as informações rápidas e dinâmicas, sendo ideal o uso em séries de poucos minutos no formato de videoaulas, por exemplo.

E-books – São materiais ricos em informação. São mais longos, porém fáceis de serem consumidos. Eles são ótimas ferramentas para demonstrar autoridade em um assunto e demonstrar confiança ao leitor.

Webinars – Os webinars são excelentes para aproximar potenciais clientes. Afinal, ele permite a interação e troca, que pode ser instantânea caso seja ao vivo.  Mesmo gravado, a ferramenta permite a interação através do envio antecipado de perguntas, ou a participação do público na decisão do tema. Além de ser ótimo para demonstrar autoridade em algum assunto.

Infográficos – Com informações visuais, é um conteúdo informativo de leitura fácil e rápida. Dessa forma, costuma gerar um bom volume de leads.

Templates – são materiais pré-produzidos que facilitam a execução de tarefas específicas. Geralmente são apresentações ou modelos de documentos. Podem ser usados para atração de leads mais qualificados, uma vez que oferece aplicação especifica e prática.

E-mail Marketing – Custo baixo e a possibilidade de prever o alcance são suas principais vantagens. Trabalhado com um conteúdo de qualidade, o e-mail marketing faz toda a diferença.

Como aplicar o Marketing de Conteúdo na minha IES?

Agora que você já sabe como é vantajoso investir em Marketing de Conteúdo, veja esses passos para implementar essa ferramenta na sua IES:

Planeje suas ações

É essencial estabelecer objetivos claros e metas possíveis para alcançá-los. É importante planejar e priorizar as ações que devem ser desenvolvidas, dessa forma você consegue distribuir melhor seus recursos e fazer os ajustes necessários.  Caso seja possível, opte por ferramentas que possibilitam adicionar tarefas, atribuí-las a pessoas específicas e definir prazos.

E o mais importante: sempre estabeleça um objetivo para cada conteúdo que você criar.

Tenha um público definido

Ter um público pré-estabelecido é o que garante sucesso no Marketing de Conteúdo, uma vez que, a partir da definição do público você consegue identificar o conteúdo e o formato certo para atraí-lo.

Então, como primeiro passo: entenda qual é o seu público e então descubra seu estilo de vida, preocupações, problemas e necessidades. É essencial atrair esse público e depois oferecer conteúdos que mostram como sua marca pode ajudá-lo.

Utilize diversos formatos

Tenha sempre uma variedade de conteúdo para atrair seu público. Existem vários perfis dentro de um mesmo público, por isso é importante adaptar seu conteúdo para atender a uma maior quantidade de leitores.

Isso pode ser feito até mesmo depois de já ter divulgado algum material. Explorar novos formatos traz a oportunidade de atrair leitores que preferem modalidades diferentes.

 Use o conteúdo feito pelo público

Acompanhar o que seu público diz sobre você ou sobre seus produtos é uma excelente maneira dar autenticidade aos conteúdos. Incluir essas produções ajuda a construir uma reputação com o leitor. Utilize comentários, resenhas, fotos, vídeos etc.

Atenção: faça sempre uma análise das menções de sua marca antes de usá-las.

Foque nos canais relevantes

De preferência aos canais em que seu público passa mais tempo, assim você aumenta as chances de ter seu conteúdo visto. Para isso é ideal fazer análises específicas para identificar os canais que podem engajar melhor seu público-alvo.

Analise o desempenho

Essa é a melhor forma de saber qual conteúdo funciona para o público que você quer alcançar. Assim, você consegue determinar quais formatos e canais são adequados para cada perfil. É muito importante acompanhar o seu público, afinal ele dará sinais sobre o que de fato os interessa.

Gostou? Então comece a usar o Marketing de Conteúdo na sua IES!

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Hoje, ajudamos instituições a conectarem-se com seus alunos. Mas, nossa missão é levar o aprendizado a maior quantidade de pessoas, seja fazendo a promoção publicitária, ministrando aulas ou através das novas plataformas que ainda hão de chegar. O nosso conteúdo é a Educação e onde ela estiver um pedaço da nossa contribuição se fará presente. Fale com a gente!


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