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Onde os estudantes do ensino médio realmente passam seu tempo online?

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Onde os estudantes do ensino médio realmente passam seu tempo online?

Guilherme Pinheiro

30/07/2024


No mundo de hoje, os estudantes do ensino médio são expostos a uma variedade de atividades online. A internet é um cenário em constante mudança que evolui constantemente e fica melhor para os usuários.

Não importa que tipo de dispositivo você usa ou qual site você visita, novos sites estão surgindo todos os dias que atendem às necessidades e interesses da geração mais jovem.

E não para por aí, estudantes brasileiros estão entre os que mais utilizam a internet fora do horário escolar. Segundo a Avaliação de Estudantes (Pisa), adolescentes brasileiros de 15 anos passam mais de três horas por dia online durante a semana, ficando atrás apenas do Chile. Alunos da Bulgária, Costa Rica, Suécia, Reino Unido e Uruguai também passam mais de 180 minutos diários conectados.


O que é popular entre estudantes do ensino médio online?


Há uma grande variedade quando se trata dos tipos de conteúdo que os estudantes do ensino médio consomem e das plataformas em que passam seu tempo. No entanto, definitivamente há algumas plataformas que são mais populares do que outras. 

O TikTok é atualmente uma das plataformas de mídia social mais populares, com mais de 1 bilhão de usuários ativos. Na verdade, dados da TIC Kids Online Brasil 2023 revelam que 63% das crianças e adolescentes têm acesso ao TikTok.

Outros conteúdos populares entre estudantes do ensino médio incluem: 

  • Plataformas de mídia social como Instagram e Snapchat
  • Plataformas de streaming de música como Spotify e Apple Music
  • Plataformas de streaming de vídeo como YouTube e Netflix
  • Plataformas de jogos como Twitch e Roblox


Como você pode ver, há vários tipos de conteúdo popular entre estudantes do ensino médio. É importante entender que tipo de conteúdo é popular entre seu público-alvo para que você crie conteúdo que o atraia.


Em que tipo de conteúdo as instituições de ensino superior devem se concentrar?


Há uma variedade de ideias e tópicos de conteúdo diferentes para destacar, dependendo da sua IES e do seu público. Alguns tópicos que tendem a ser importantes para alunos do ensino médio incluem os tipos de programas oferecidos, o custo de participação, a localização do seu campus, a vida estudantil, etc.

  • Quer promover uma vantagem de custo para sua escola? 
    Crie conteúdo destacando o financiamento que os alunos podem receber ao frequentar sua instituição.

  • Quer mostrar as diversas atividades que sua escola oferece?
    Mostre todos os diferentes clubes aos quais eles podem se juntar.

  • E a vida estudantil? 
    Uma das melhores maneiras de mostrar a vida estudantil é compartilhar conteúdo que já está sendo compartilhado por seus próprios alunos! Quando os futuros alunos veem conteúdo de seus próprios colegas, eles têm mais probabilidade de se identificar e se envolver com a postagem!


A chave é conhecer seu público e descobrir o que mais importa para eles ao selecionar qual instituição de ensino superior frequentar.

Com o conteúdo certo, você pode ajudar a conectar seu público-alvo com a educação que eles precisam e merecem. Concentre-se nesses tópicos importantes, pois eles se relacionam com sua marca e crie conteúdo educacional, divertido e/ou inspirador. 

Ao aplicar essa regra, podemos usar plataformas como o TikTok para envolver estudantes do ensino médio e ir além com essa estratégia. Isso significa dedicar recursos para criar conteúdo divertido, envolver a comunidade e veicular anúncios. Instituições de ensino superior que desejam ter sucesso no TikTok devem se concentrar no seguinte:

  • Criando uma identidade de marca consistente
  • Produzindo conteúdo consistente
  • Interagindo com a comunidade TikTok
  • Investir em publicidade paga


Para cada plataforma use uma estratégia diferente


Cada plataforma de mídia social tem sua própria “cultura de plataforma”, e há até mesmo vários grupos de subcultura dentro da própria plataforma.

Com uma variedade tão vasta de criadores de conteúdo, é importante encontrar seu nicho e procurar o tipo de criador de conteúdo que está relacionado à sua marca.

Dessa forma, você pode explorar a compreensão deles sobre a cultura da plataforma e produzir conteúdo viável e útil que ressoará com seu público-alvo.

Ao anunciar nessas plataformas, é importante que o conteúdo pareça orgânico e autêntico . Isso significa que você precisa se concentrar em criar conteúdo que seja tendência. 

Como os usuários são mais propensos a seguir tendências, hashtags, marcas e influenciadores do que a pesquisar conteúdo, é importante reter a atenção deles sendo divertido, educativo ou inspirador. 

Alguns tipos de conteúdo que tendem a ter bom desempenho nas mídias sociais incluem:

  • Vídeos engraçados
  • Memes relacionáveis
  • Desafios de dança
  • Conteúdo educacional em tamanho reduzido
  • Tutoriais faça você mesmo


Todos esses tipos de conteúdo têm um destes fatores em comum: eles proporcionam entretenimento e são inspiradores ou educacionais e todos podem ser usados ​​para promover o ensino superior. 

Agora que você tem uma ideia de como envolver seu público nas mídias sociais, é hora de garantir que, quando eles pesquisarem sua instituição, tenham todas as informações necessárias de forma organizada e informativa. 


Faculdades que são sucesso no TikTok


PUC Campinas

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Faculdade Descomplica

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Multivix

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Estácio

@estacio_brasil

Já imaginou estagiar na CazéaTV durante os Jogos Olímpicos? Essa é a realização do sonho do DG e assista como foi a primeira semana dele lá 💙✨ #TimeEstacio #cazetv #livemode #estagio #jogosolimpicos #olimpiadas #paris2024

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Como o TikTok virou o novo Google para a Geração Z


Como a Geração Z é a primeira geração a crescer com a internet, eles, como resultado, têm uma abordagem muito diferente para encontrar informações. Em vez de depender apenas de fontes tradicionais como educadores, bibliotecas ou pais, a Geração Z recorre à internet para obter respostas. Com recursos na ponta dos dedos, eles esperam resultados imediatos para o que estão procurando. 

Essa tendência é mais aparente nos hábitos de compras on-line da Geração Z. Eles são rápidos para tomar decisões e frequentemente compram produtos depois de procurá-los apenas uma vez.

Isso é uma prova para a Geração Z de que eles usarão mecanismos de busca para resolver seus problemas imediatos. A busca é a ferramenta de navegação para essa geração, o que significa que se você quiser alcançar a Geração Z, você precisa estar visível nos resultados de busca.

Em 2022, o Google destacou que 40% da geração Z estava utilizando o TikTok para fazer buscas. Nas últimas semanas, um estudo da Adobe intitulado “Using TikTok as a Search Engine” revelou que 64% dos nativos digitais já usaram a plataforma chinesa para encontrar informações.

Uma descoberta impressionante envolve o ChatGPT. Mais de 10% dos consumidores utilizaram o ChatGPT para procurar informações, e cerca de 5% chegaram a solicitar conselhos sobre finanças pessoais.


Conheça a marca que mais se destaca no TikTok


Você já se perguntou por que o Duolingo faz tanto sucesso no TikTok? O segredo está em entender o público. O Duolingo adapta seu conteúdo para garantir o engajamento, ajustando suas estratégias conforme necessário.


Outra sacada do Duolingo é o uso de hashtags. Cada vídeo vem com pelo menos seis hashtags, sendo #Duolingo a mais comum. Isso aumenta a visibilidade e atrai novos seguidores.

Vídeos curtos, de até 30 segundos, funcionam melhor no TikTok. O Duolingo percebeu isso e fez a mudança necessária para capturar a atenção do público.

O humor e os memes são a cereja do bolo. Nosso Duo usa um tom divertido para se conectar com o público jovem, tornando os vídeos virais e criando uma forte conexão com seus seguidores.

E o reconhecimento veio…

Em 2023, o Duolingo Brasil conquistou dois prêmios importantes no TikTok Ad Awards, incluindo o de melhor conta de marca do TikTok no Brasil. E o reconhecimento veio de forma merecida, consolidando a estratégia inovadora e divertida da marca.

Adotar esse estilo leve e engraçado pode ser um diferencial para qualquer instituição de ensino nas redes sociais. Você pode ler artigo completo clicando aqui.


Conclusão

O ponto principal é que os estudantes da Geração Z têm expectativas diferentes ao receber informações de marcas. Eles querem insights rápidos que sejam fáceis de digerir, e querem que as marcas sejam pessoais e tenham a capacidade de interagir com eles em seus termos.

Uma vez que eles estejam cientes de sua marca, eles querem que as informações sejam fáceis de encontrar, então ter páginas da web eficazes e opções de pesquisa fáceis permitem uma melhor tomada de decisão. 

Ao compreender os hábitos online dos estudantes do ensino médio, faculdades e universidades podem se conectar melhor com potenciais alunos e aumentar suas chances de conversão.

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