Por que sua IES precisa investir em marketing institucional?

Em meio a tanta competitividade, nem sempre o preço ou a qualidade do serviço serão suficientes para crescer. A identificação do cliente também virou um fator decisivo e é preciso se preocupar em criar uma conexão entre a marca e o público.

O marketing institucional é uma estratégia que busca desenvolver ações voltadas para a construção de uma imagem forte da marca da sua IES no mercado.

Nesse artigo, você vai entender como o marketing institucional pode ajudar sua instituição de ensino a se destacar no cenário educacional. 

Aproveite a leitura…

O que é marketing institucional?

Qual imagem você acredita que as pessoas têm da sua instituição de ensino? 

Essa perspectiva é essencial para determinar o potencial de compra dos seus clientes, sendo uma das razões para existirem marcas, como a Apple, que conta com consumidores fiéis, mesmo existindo outras opções mais baratas no mercado. 

É aqui que o marketing institucional entra!

O marketing institucional é uma estratégia de publicidade que visa construir e consolidar a imagem da marca com o público. 

Nessa estratégia, o foco não é aumentar diretamente as vendas do seu negócio. É gerar identificação com a instituição de ensino, mostrando sua história, missão, valores, diferenciais, dentre outros aspectos. 

O foco do marketing institucional é tornar a empresa conhecida pela sua identidade.

Por que investir em marketing institucional?

Preço e qualidade são quesitos importantes em qualquer instituição de ensino particular, mas, esses fatores não são mais  garantia para o  sucesso da sua IES no mercado. 

Inclusive, se você conhecer as  instituições de ensino da sua região, que têm um porte semelhante à sua, vai observar o quanto são parecidos nessa parte. E, atualmente,  ficou ainda mais fácil para um aluno pesquisar e decidir o melhor local.

Por isso, a identificação com a instituição pode fazer toda diferença na hora de um aluno escolher onde se matricular. 

Assim, focar em construir uma boa imagem no mercado é um excelente investimento para desenvolver um diferencial competitivo em relação às outras instituições. Com essa estratégia, você consegue: 

  • Atrair novos alunos; 
  • Fidelizar estudantes; 
  • Ganhar reconhecimento no mercado.

Diferença entre marketing institucional e endomarketing

O marketing institucional e endomarketing são duas estratégias que visam a construção de uma marca forte no mercado, mas possuem focos diferentes. 

O endomarketing é uma prática direcionada para a parte interna da empresa, focando na criação de uma boa relação entre a organização e os colaboradores. 

Nesse sentido, busca-se resolver conflitos, aumentar o engajamento dos funcionários, melhorar a produtividade da equipe, dentre outras ações. 

o marketing institucional é mais voltado para parte de fora da instituição de ensino na intenção de transmitir uma percepção alinhada com os valores e missões da organização para seus clientes. 

Nessa estratégia, também é possível investir em ações  internas, direcionadas para os funcionários, de modo a aumentar sua identificação com a empresa e, consequentemente, passar essa visão para os clientes.

Como aplicar o marketing institucional na sua instituição de ensino?

Se você quer construir uma imagem forte no mercado, confira algumas dicas que vão ajudar:

Conheça a identidade da sua instituição de ensino

Qual é a missão da sua organização? Os valores? A visão? 

Você precisa deixar bem claro os elementos que personalizam sua instituição de ensino e que a torna diferente no mercado. 

Além de você próprio saber a identidade, é essencial entender como seus alunos e pessoas ao redor percebem a empresa. Assim, você consegue comparar as duas versões e verificar o alinhamento.

Crie a sua Brand Persona

Se a sua empresa fosse uma pessoa, como ela seria? Qual seria sua personalidade? 

A Brand Persona é a personificação da sua marca. Trata-se de um personagem com todas as características da sua instituição de ensino — seu tom de voz, valores, estilo e demais aspectos. 

Além de ser uma maneira de visualizar a imagem da marca, é uma excelente forma de direcionar e humanizar a comunicação. Algumas empresas, como a Magazine Luíza, transformam até no avatar da marca, como foi o caso da Lu do Magalu. 

Desenvolva sua proposta de valor

Por que um aluno deveria se matricular na sua instituição?

Sua resposta para essa pergunta é a proposta de valor. 

A proposta de valor é uma resposta clara e sucinta do porquê alguém deveria conhecer a sua instituição, transmitindo a essência e o posicionamento da sua IES.

Por exemplo, a proposta de valor da Uber é oferecer a mobilidade de forma fácil e acessível.

Mapeie bem o público

Para o marketing institucional funcionar, precisa existir um alinhamento entre os fundamentos da empresa e os clientes. 

Se o seu público não estiver bem alinhado com a marca, será difícil a sua estratégia dar certo, afinal, a comunicação é uma via de mão dupla, você precisa transmitir a mensagem da forma certa e o consumidor precisa saber captar o recado. 

Por isso, é importante mapear bem o público, descobrindo informações, como:

  • idade;
  • gênero;
  • gostos;
  • desejos;
  • problemas;
  • entre outras.

Trabalhe ações de marketing institucional

Agora, é o momento de realmente colocar a estratégia em prática. 

Nesse caso, existem inúmeras ações que você pode tomar, como: 

  • Criar publicações nas redes sociais sobre a história da sua instituição de ensino;
  • Desenvolver campanhas transmitindo os valores da IES; 
  • Promover eventos e palestras.

Tudo depende do seu objetivo e orçamento!

Exemplos de marketing institucional

Nada melhor do que ver exemplos de marketing institucional para conseguir entender o conceito e até mesmo ter ideias para implementar na sua própria instituição de ensino. Confira:

Itaú

O Itaú é o maior banco privado do Brasil e possui um forte trabalho de marketing institucional. Com o lema “feito com você”, a instituição financeira traz em sua essência a ideia de trabalhar sempre para servir o cliente. 

Isso se transmite em cada campanha da empresa, como foi o  comercial que viralizou da Fernanda Montenegro e da bebê Alice com a mensagem do quanto o sentimento pode tornar o mundo melhor. 

Se você reparar, não tem nenhuma propaganda dos serviços do Itaú, tem apenas a essência da empresa. 

Natura

A Natura é outra empresa que trabalha muito bem o marketing institucional. 

Beleza, nacionalidade e sustentabilidade fazem parte da essência da marca e ela sempre prioriza esses elementos em suas campanhas. 

No comercial da Natura Ekos, por exemplo, a empresa destaca esses três pontos fundamentais ao mostrar o trabalho da marca, extraindo os ingredientes dos produtos na Amazônia. 

Agora, é a hora de pegar todas essas estratégias e aplicar. Lembre-se: construir uma imagem forte e relevante para sua instituição de ensino  é o que vai fazer sua marca ser reconhecida no mercado e se tornar a preferida pelos seus alunos!


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