Utilizar redes sociais em estratégias de recrutamento não é novidade.
Por anos, empresas têm empregado essas plataformas para falar sobre carreira, oportunidades, negócios e muito mais. Hoje, o TikTok está se destacando como uma ferramenta nesse contexto.
James Neave, chefe de ciência de dados do mecanismo de busca de empregos Adzuna, aponta que a Geração Z já usa o TikTok como mecanismo de busca para tudo, então não é surpresa que a plataforma “também seja uma referência para questões de carreira da Geração Z”.
Você deve estar se perguntando: Mas o que isso tem relação com IES?
As Instituições de Ensino Superior (IES) podem aderir à estratégia de CareerTok para se conectar com a Geração Z. Podendo usar o TikTok para falar sobre carreira, oferecer dicas de estágio, currículo, primeiro emprego e etc.
Estar no TikTok e utilizar a estratégia certa, pode ser um ponto de contato relevante para os estudantes.
A partir da popularidade do TikTok entre a Geração Z e do que aprendemos sobre tendências de marketing, percebemos que as IES podem usar CareerTok para criar uma conexão com os alunos enquanto coletam dados por meio dessa interação, sem se limitar aos métodos tradicionais.
Você provavelmente está se perguntando: “ok, mas como aplicar isso?”. Imagine um diálogo, no qual a instituição busca descobrir informações como:
- Quais são seus interesses de carreira?
- Que tipo de estágio ou oportunidade de trabalho você está procurando?
- Quais habilidades você deseja desenvolver?
- Onde você está em sua jornada acadêmica?
- Como a nossa universidade pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos?
Para descobrir essas respostas, a instituição pode, por exemplo, criar vídeos curtos e quizzes que ajudem a entender melhor as necessidades desses futuros alunos.
Na outra ponta, o departamento de carreiras da sua IES pode utilizar esses dados para oferecer orientações mais direcionadas, conectando os alunos com as oportunidades que mais se alinham aos seus interesses e metas.
Criando conteúdo relevante para a geração z no tiktok
Conteúdo que vai muito além da dancinha.
Os vídeos no TikTok pode ser a melhor forma de se comunicar com a Geração Z, tornando o conteúdo mais leve e orgâncio sem precisar de grandes edições ou produção. E aqui o benefício maior de todos: custa quase nada para IES.
Diferentes tipos de vídeos para o tiktok
- Vídeos explicativos curtos
Usados para abordar temas complexos de maneira simples e acessível. Esses vídeos geralmente utilizam animações, músicas em alta. Não passam de 1 minuto e 30 segundos. Aqui não cabe vídeos longos, deixe-os para o Youtube ou Instagram. - Depoimentos e histórias pessoais
São usados para compartilhar experiências reais de alunos ou profissionais, tornando o conteúdo mais humano. - Desafios e tendências virais
Um ótimo recurso para aumentar o engajamento e a visibilidade, alinhando-se às tendências populares da plataforma. Aposte em trends e relacione sempre com a marca. - Sessões de perguntas e respostas
Usadas para coletar dúvidas do seu público e respondê-las de forma direta, ajudando a resolver problemas e aumentar a interação.
Benefícios de criar conteúdo no tiktok
Agora que você já entendeu as possibilidades infinitas dos vídeos no TikTok, quero te explicar alguns benefícios desse tipo de estratégia que outras plataformas não entregam com a mesma eficiência.
Brand awareness
A criação de vídeos interativos no TikTok é uma excelente oportunidade para criar um “momento uau” e fazer com que os espectadores se lembrem da sua marca. Além disso, é um material que pode dar match com a Geração Z.
Engajamento
O TikTok é uma ferramenta eficaz para gerar interação qualificada, fornecendo informações valiosas para o público-alvo. Além disso, pode ser utilizado para aumentar a autoridade da marca ao demonstrar conhecimento e expertise sobre determinado assunto.
Educação
Vídeos educativos no TikTok ajudam a educar a audiência de maneira divertida e envolvente. Os seguidores aprendem sobre diversos temas enquanto se divertem, aumentando a probabilidade de retenção de informações.
Dicas práticas
Dicas rápidas e práticas sobre carreiras, estudos ou habilidades específicas podem ser muito valorizadas pela Geração Z, que busca aprendizado de maneira rápida e sem enrolação.
Criar conteúdo relevante para a Geração Z no TikTok é uma boa estratégia para instituições de ensino. Utilizando vídeos curtos e interativos, é possível engajar, educar e atrair novos alunos. A adoção de #CareerTok e outras táticas no TikTok pode aumentar a visibilidade da sua IES entre os jovens.
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