Tudo que você precisa saber sobre tráfego na internet

Nossos especialistas vão desvendar os mitos e revelar as verdades sobre tráfego pago e orgânico

Você já deve ter ouvido falar sobre tráfego e como essa estratégia tem alavancado resultados em muitas instituições de ensino. Porém, apesar de ser extremamente importante para ter visibilidade no ambiente digital, ainda existem muitas dúvidas sobre a maneira correta de investir nessa estratégia.

O tráfego é dividido em algumas opções, sendo as mais comuns o orgânico e o pago, cada uma apresenta vantagens e podem ser empregadas em qualquer tipo de empresa. Um tráfego bem feito, além de aumentar suas chances de conversão, proporciona um alcance maior e distribui os conteúdos da sua IES de forma eficiente, potencializando resultados.

Tráfego digital é a movimentação que os usuários fazem pelas páginas online. Quanto maior o tráfego, significa que mais pessoas estão acessando ou consumindo seus conteúdos e entrando em contato com sua marca. Em resumo, isso representa o tráfego na internet, e os principais tipos são o orgânico e o pago.

Mas, afinal, o que é tráfego orgânico e pago?

Tráfego orgânico: é o que acontece de maneira natural, sem necessidade de pagamento para ranquear bem o conteúdo nos buscadores e ter bom alcance. Dessa forma, o orgânico é o mais disputado e desejado dentro do Marketing Digital e para se destacar o conteúdo deve ser bom o suficiente para sobressair à concorrência.

Tráfego pago: é aquele que utiliza links patrocinados e anúncios para garantir maior alcance e um bom ranqueamento. Existem diversas formas de investir em tráfego pago e essa é uma excelente alternativa para quem deseja resultados rápidos. Agora que você conhece os principais jeitos de investir em tráfego na internet, nosso especialista em mídias, Luciano Santana, vai esclarecer as  principais dúvidas sobre essa estratégia.

Continue a leitura e conheça os principais mitos e verdades sobre o tráfego na internet.

Preciso investir em links e mídias patrocinadas para ter tráfego

VERDADE: Se você deseja alcançar pessoas que estão além da sua área de influência, então a melhor alternativa é investir em mídias pagas. 

A sua IES compartilha o mesmo espaço (internet) com várias outras instituições, dessa forma, além de marcar presença online, os links patrocinados e as mídias pagas são soluções eficazes para dar destaque à sua marca.

Tem que investir muito para ter resultado

MITO: Uma das vantagens de investir em Marketing Digital é não existir um mínimo ou máximo a se investir. É claro que existem outros fatores, mas hoje mesmo você pode começar a investir com apenas R $10.

Vale ressaltar que, o retorno de suas campanhas no digital será sempre proporcional ao investimento aplicado.

Não vale a pena contratar um profissional, da para fazer sozinho

MITO: Se você busca resultados reais o ideal é que você contrate um profissional qualificado.

As plataformas e as mídias digitais têm diversas características e funcionalidades, para ter bons resultados é essencial contar com a ajuda de especialistas que entendem e dominam todos os recursos das plataformas.

Além disso, investir em mídias digitais requer análise e estratégia. Existem diversos fatores para obter resultados satisfatórios, um especialista consegue identificar de forma analítica as melhores práticas para campanhas de sucesso.

Investir em apenas um canal não é suficiente

VERDADE: É interessante impactar seus público-alvo no máximo de canais possível. Assim sua marca sempre estará na visão do seu futuro cliente até que ele se converta em cliente.

O seu público-alvo pode estar presente em vários canais, por isso, diversificar sua entrega em vários pontos de contato faz com que sua estratégia impacte seu público de interesse de diversas maneiras. 

É importante que o investimento das campanhas seja dividido e aplicado em diversos canais, de forma estratégica, assim sua marca se faz presente na mente do usuário até levá-lo à conversão.

Os resultados do tráfego pago são muito parecidos com o orgânico

MITO: Os resultados do tráfego pago são superiores ao orgânico. Quando utilizamos tráfego pago, estamos conectando públicos potencialmente interessados aos produtos e serviços ofertados nas campanhas, logo o resultado é real.

O tráfego pago e o orgânico são estratégias que podem ser trabalhadas juntas, pois com a  busca orgânica você pode ganhar autoridade dentro da sua área de mercado e os anúncios vão trazer resultados de conversão mais rápidos e qualificados.

Não precisa fazer segmentação, o ideal é o maior alcance possível

MITO: A segmentação é uma das maiores vantagens do Marketing Digital. Aqui você tem  a possibilidade de trabalhar com nichos de públicos específicos por meio dessas segmentações. Dessa forma, faz-se necessário segmentar muito bem seu público-alvo.

Campanhas muito abrangentes podem prejudicar o alcance do público realmente qualificado. Sendo assim, campanhas muito amplas podem desperdiçar verba e encher seu time comercial com leads sem qualificação.

O ideal é trabalhar com nichos personalizados, uma vez que esses tendem a ter mais resultados de conversão.

É preciso testar e acompanhar as campanhas para ter resultado

VERDADE: Não existe uma fórmula pronta para montar uma campanha de sucesso. O que existe são técnicas e métodos que podem ser aplicados para facilitar a busca dos resultados. O teste e o acompanhamento são muito importantes para atingir os resultados esperados.

No digital manter as campanhas atualizadas é essencial para obter resultados. Ou seja, fazer experimentos como testar cores, CTAs, mudar os banners e refazer as copys (textos e redação dos anúncios), são estratégias importantes.

Ter um bom posicionamento no Google já é suficiente

MITO: Não basta ter um bom posicionamento. Existem outros elementos dentro do anúncio que também são importantes para uma melhor conversão.

O foco dos anúncios no Google é gerar vendas e por isso também é importante investir em estratégias que vão ajudar na condução do seu público até objetivo final.

Dessa forma, é extremamente necessário trabalhar outras estratégias, caso contrário, não adiantará realizar apenas anúncios no Google se o seu site não estiver bem otimizado.

O ideal é trabalhar os canais em conjunto

VERDADE: Sem dúvida manter uma campanha alinhada em todos os canais contribui para o sucesso da sua promoção, uma vez que, o seu público-alvo pode estar em várias mídias digitais. Diversificar as campanhas também abre a possibilidade de inovar.

Em todo caso, é importante entender o comportamento do seu público, e assim entender quais mídias são melhores para a sua estratégia. Ao testar novos canais é recomendado pequenos investimentos para análises, após as análises, é importante verificar se existe potencial para um investimento maior.

Tráfego orgânico não traz resultado

MITO: O tráfego orgânico é tão importante quanto o tráfego pago e trás resultados, a diferença entre eles é o alcance de pessoas. Além disso, o tráfego orgânico permite que seu site receba visitas o tempo todo, sem depender de anúncios.

No tráfego orgânico você é encontrado porque seu conteúdo está bem classificado no Google, ou seja, o que vale é a relevância do conteúdo que você entrega. Além de mais barato, o orgânico pode apresentar maior credibilidade.

O conteúdo deve ter boa qualidade

VERDADE: Um conteúdo de boa qualidade gera um excelente engajamento. Portanto faz-se obrigatório produzir sempre conteúdos relevantes ao seu público.

Entretanto, criar conteúdo de qualidade exige investimento de tempo, dedicação e trabalho. Para ter o efeito esperado, o conteúdo precisa conversar com seu público e oferecer a solução que ele procura. 

Para isso, é importante entender a sua persona e desenvolver conteúdos personalizados para cada  momento em que o seu cliente se encontra na jornada da compra.

Conclusão

Conhecer os principais mitos e verdades sobre o tráfego digital é a melhor forma de entender as  inúmeras vantagens de investir nessa estratégia. E agora que você conhece um pouco mais do universo de mídias digitais, que tal aplicar os conhecimentos adquiridos com a leitura?

A melhor forma de investir em tráfego na internet é contato com o auxílio de especialistas que vão entregar as melhores performances para as suas campanhas e a Conteúdo Edu tem profissionais para te auxiliar em toda estratégia e execução.

Atuamos exclusivamente com Instituições de Ensino e somos parceiros das principais ferramentas digitais para que a sua IES tenha os melhores índices de conversão. Fale com a gente e conheça as nossas soluções.


Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.