Branding Educacional: devo apostar no posicionamento de marca da minha IES?

Saiba porque investir em um posicionamento estratégico de marca vai aumentar seus resultados e diminuir seus esforços em captação e conversão

A sua marca é como um quebra-cabeça no imaginário do seu aluno. Para montá-lo o estudante tem à sua disposição peças tangíveis e intangíveis, como a identidade visual e o atendimento, respectivamente. Esses elementos compõem a percepção que seu público tem dos seus serviços e produtos, por isso, trabalhar o Branding Educacional da sua IES impacta positivamente na sua taxa de conversão e retenção.

Pare e reflita, nosso produto (a educação) já tem um valor agregado altíssimo. Isso sozinho já é positivo, imagina se trabalharmos juntos a construção da reputação da sua marca?

E aí entra o papel do Branding Educacional, mas afinal o que ele é, e como pode potencializar os resultados da sua IES? 

Continue com a gente e descubra as vantagens de investir em Branding Educacional para posicionar sua marca de forma estratégica:

Branding Educacional

O Branding é um projeto estratégico de gestão da marca de médio a longo prazo, são um conjunto de ações que visam tornar a marca mais reconhecida pelo seu público e presente no mercado. Essas ações constroem relacionamentos e criam sentimentos do aluno com a sua instituição.

Através do Branding geramos pertencimento, engajamento e trazemos maior visibilidade para sua marca, afinal, quanto maior o número de pessoas falando bem do seu produto menor será a força aplicada na captação de novos alunos e no upselling.

Trabalhar sua marca é fundamental para a perenidade da sua instituição. Grandes empresas já entenderam isso, e com um projeto estruturado investem em branding hoje para que no futuro o orçamento de captação e retenção possa ser menor.

Investir em Branding é uma forma de certificar que seu negócio terá um crescimento contínuo e inteligente, sempre com foco em como sua marca é percebida e se relaciona com os stakeholders.

Porém, antes de explicar os componentes precisamos compreender melhor o porquê de ser tão importante criar uma marca forte.

Minha marca precisa ser lembrada?

A marca da sua IES vai muito além de uma logo e um padrão visual, por trás disso existe todo um conjunto de sensações que seu público tem sobre seus serviços e produtos. Essas sensações podem ser individuais ou coletivas e está baseada em contextos muito íntimos como a realidade social, a cultura e fatores econômicos.

A sua marca, além de diferenciar sua empresa  de seus concorrentes, deve agregar valor sentimental – e até monetário – para que sua empresa se destaque e se torne referência em seu segmento. Muitas se tornam até sinônimo de seus produtos com o BomBril (palha de aço), a Gillette (lâmina de barbear), a Maisena (Amido de Milho) e etc. 

É aí que entra a estratégia de Branding! A forma como a sua imagem é percebida pelos stakeholders é o que vai diferenciar sua IES da concorrência, por isso, criar uma marca que entrega experiências únicas em todos os momentos de contato é o que vai te deixar à frente dos concorrentes.

O que é preciso para ter uma boa gestão de marca?

Fazer a gestão de uma marca não é algo tão simples, envolve todo um sistema de ações estratégicas que tem uma certa complexidade. Provavelmente sua IES tem vários canais de comunicação e muitos profissionais envolvidos, por isso, sua marca precisa ter uma identidade forte e coerente para garantir que você atinja esse objetivo final.

O seu Branding precisa  assegurar que a sua marca vai ser destaque no mercado. Para isso, sua estratégia precisa seguir alguns passos. Vamos ver os que são essenciais para esse processo?

Posicionamento de marca

Uma marca deve ter clareza do porquê está fazendo. Sua instituição precisa descobrir o que a torna única, de forma verdadeira.

Para chegar ao resultado esperado é necessário que o exercício da diferenciação do seu serviço/produto seja contínuo, usando as opiniões e visões dos stakeholders como base. Para isso é necessário que você tenha bem claro:

  • Quem é seu público-alvo;
  • Quais dores seu produto/serviço resolve para o seu público;
  • Quais prazeres sua marca proporciona ao seu público;
  • Os atributos da sua marca e sua proposta de valor;
  • O que te difere da concorrência;
  • Como deseja que sua marca seja reconhecida.

Com esses pontos bem estabelecidos, fica mais fácil desenvolver uma estratégia que comunique esses atributos de forma clara e objetiva. É importante que essa comunicação seja contínua e intensa para que sua marca fique marcada no imaginário do público.

A ideia aqui é gerar uma lembrança instantânea da sua marca a partir de memórias afetivas que despertam sentimentos e reconhecimento imediato dos atributos da sua Instituição. “A marca precisa viver os próprios valores e, assim, ter a oportunidade de comunicar essa vivência via digital branding.” Daniel Rowles.

Direcionamento de comunicação

Para uma comunicação assertiva, é necessário definir o tom de voz da sua comunicação e estabelecer assuntos que sejam pertinentes para sua instituição de ensino.

O tom de voz da marca deve estar baseado na persona (personagem ficcional que representa o cliente ideal da sua empresa) da sua marca. Ao analisar sua persona você compreende a melhor forma de transmitir sua mensagem ao seu público de interesse.  

Por exemplo, se a pessoa da sua marca tem como característica um tom educador, sua voz precisa ser didática e acessível. Se sua marca é objetiva, deve-se evitar a robustez e não pode ser prolixa.

Identidade visual

Muito mais do que um logo, uma identidade passa por todo o aspecto de representação visual de uma instituição de ensino. Essa representação é constituída por um conjunto de elementos gráficos que são criados para comunicar com clareza os valores, o propósito e a missão da sua IES. Dentro desses elementos, podemos destacar alguns como:

  • Nome;
  • Slogan;
  • Cores;
  • Tipografia;
  • Embalagens;
  • Demais peças de divulgação.

É necessário pensar aonde a sua marca vai estar e como fazer para ela aparecer sempre de forma consistente. “O seu logo pode torná-lo reconhecível, mas é a sua marca global que define como eu me lembro de você.” Daniel Rowles.

Manual de marca

Um guia claro de como sua marca deve ou não aparecer, de que forma, em que tamanho, com quais cores. O manual deve ser completo para que não existam dúvidas sobre a aplicação da marca em diferentes pontos de contato.

Veja alguns pontos que não podem faltar no seu manual:

  • Proposta, missão, visão e valores: Esse entendimento é fundamental para que as ações propostas sejam fiéis ao que a empresa quer transmitir;
  • Conceito da logo e suas aplicações;
  • Paleta de cores da marca e suas aplicações;
  • Elementos gráficos e suas aplicações;
  • Tipografia e suas aplicações;
  • Identidade fotográfica.

Saber a aplicação correta de todos os elementos que compõem a marca é essencial para manter uma comunicação adequada com seu público. Respeitar padrões deve ser sempre a base de qualquer campanha para a garantia de uma estratégia de posicionamento de marca eficaz.

Hora de colocar em prática

Criar e manter uma boa gestão de marca é extremamente importante, principalmente para reduzir os esforços em ações para melhorar taxas de conversão e retenção. Por isso, fazer o Branding de uma marca é um processo desafiador.

Agora que você conhece as vantagens e sabe os passos que deve seguir para criar uma marca forte, certamente deve estar ansioso para criar uma boa estratégia de Branding para sua IES e conquistar ainda mais alunos.

Que tal contar com um time de especialistas para cuidar de toda estratégia e gestão de Branding da sua IES? 

Atuamos exclusivamente com Instituições de Ensino, cuidamos de toda estratégia e execução para sua marca ficar presente na mente do seu aluno e sua Instituição de Ensino a captar e reter mais. Fale com a gente.


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