O e-mail predomina no meio on-line desde a época da internet discada. É através dele que contatos são estabelecidos e empresas/organizações mantém uma base de possíveis consumidores. Mas será que o e-mail marketing ainda é viável?
É comum que, atualmente, vários comunicadores preguem de forma concisa que o E-mail Marketing é uma ferramenta antiquada e que não traz resultados. Pois aqui na Conteúdo Edu afirmamos: ele está mais VIVO do que nunca! Mas reconhecemos que o tempo passou e muita coisa mudou. Com o nascimento e popularização das redes sociais, hoje o e-mail dificilmente possui aquela finalidade de manter contato com família e amigos.
Mesmo com objetivos sendo alterados ao longo dos anos, algo se manteve fiel no que abrange o marketing: a necessidade de estar próximo ao público. E através de diversas técnicas, o e-mail marketing soube se reinventar e encontrar o seu lugar!
O E-MAIL CRESCEU!
Só em 2021, mais de 4 bilhões de pessoas em todo o mundo utilizam o e-mail. Ele tem uma taxa de adesão de 90,3% entre os usuários de Internet dos EUA. Comparativamente, apenas 69% dos adultos dos EUA estão no Facebook.
Segundo também um levantamento realizado pelo Content Marketing Institute só em 2019, no Brasil, 87% dos empreendedores e lojistas usaram o e-mail marketing para distribuir e compartilhar conteúdos. E a intenção é crescer ainda mais!
O E-MAIL MARKETING COMO PARTE DA ESTRATÉGIA
O E-mail Marketing é a oportunidade para que você comece a criar um relacionamento com seu lead, portanto, certas medidas precisam ser adotadas. Uma dica é: coloque-se no lugar do seu público e crie algo que você gostaria de receber. Este recurso é apenas uma das pontas de todo um planejamento que precisa ser aplicado de forma correta para que os objetivos sejam alcançados.
Com ele, podemos divulgar promoções, cotidiano da empresa, eventos, brindes, novidades e muito mais. É importante que técnicas de criatividade, uma boa redação e domínio de conteúdo sejam bem aplicados para que os e-mails não se tornem chatos ou repetitivos. Inovação é a palavra-chave!
COMO INOVAR?
Uma boa redação é essencial para que possamos fidelizar os possíveis clientes. Tudo depende de como é seu público, como ele enxerga seu negócio e como é a sua comunicação. Ao analisarmos isso, alcançaremos o tom ideal e será possível entender qual gatilho ou CTA (call to action) será possível utilizar. Capriche no “ASSUNTO” do e-mail e você verá resultados!
Criar um layout específico também pode ajudar, mas tudo depende do seu objetivo. Em diversos casos é até melhor um e-mail marketing simples, utilizando apenas o espaço do corpo do próprio e-mail disponível. Isso traz aproximação e pode até humanizar sua estratégia.
Respeite os espaços, não se delongue e busque estudar técnicas de disposição de palavras e elementos para prender a atenção do seu destinatário.
O E-MAIL MARKETING NA CONTEÚDO EDU
Nosso cofundador e especialista em E-mail Marketing, Guilherme Pinheiro, afirma que esta técnica pode ser usada em dois momentos: prospecção fria (cold e-mail) e principalmente como relacionamento dentro de funis de vendas e conteúdo. Boas práticas no “assunto” e fazer bom de uso de imagens, auxiliam muito na taxa de abertura e interação.
“Toda boa automação e fluxo de conteúdo começa com bons e-mails, contemplando situações onde o lead não abre ou abre e não interage com os links, mostrando assim a importância de se utilizar uma ferramenta de automação que deixa tudo automatizado e rápido como o RD Station”, afirma Guilherme, que frisa também em como a Conteúdo Edu é Parceira Platinum do RD, ferramenta que recomendamos e utilizamos diariamente em nossas ações internas de e-mail, prospecção e relacionamento!
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