Portal

Ensino Semipresencial: Nova Tendência da Educação

Compartilhe

Ensino Semipresencial: Nova Tendência da Educação

Gabriela Alencar

26/03/2021

Especialistas explicam como as instituições de ensino podem manter bons resultados e captar novos alunos durante e pós-pandemia com diversas ferramentas, incluindo o aperfeiçoamento do Ensino Semipresencial.

Mesmo antes da atual pandemia, o Ensino Semipresencial já vinha se consolidando como tendência. De acordo com dados coletados no marketplace Quero Bolsa, entre 2017 e 2019, ele já era uma das modalidades de ensino que mais cresceu em volume de captação de alunos. Qual a tendência para o futuro?

SITUAÇÃO ATUAL

Thiago Lustosa, especialista em vendas para instituições de ensino e sócio/diretor na Conteúdo Edu afirma que desde o ano passado, as Instituições de Ensino têm sofrido com a evasão de alunos, principalmente do presencial. Além disso, existe um grande volume de potenciais estudantes que estão deixando a graduação “para depois”, por conta do cenário econômico. “É o momento de investir em captação”.

“Na atual perspectiva, não podemos esperar apenas pela vontade do aluno em fazer matrícula em algum curso. Precisamos investir em marketing, sobretudo o digital, que se mostra mais eficaz que as tradicionais mídias. Também é necessário ter uma força de vendas e capacidade de conversão. Então, um marketing atrativo, que gere fluxo para instituição, e uma equipe que consiga converter isso em matrículas é a fórmula para o crescimento”. Ressalta o especialista.

Quer melhorar a captação da sua instituição de ensino? clique aqui e conheça as tendências do marketing educacional para 2021.

NOVAS VERTENTES DA EDUCAÇÃO

Thiago ainda aponta que a pandemia fez acelerar o desenvolvimento de novas vertentes da educação. O especialista ressalta que as IES precisam adequar suas modalidades de ensino para atender as necessidades exigidas pelo atual cenário.

“As instituições que ainda não se adequaram às novas vertentes precisam se preparar com urgência. Hoje, o mercado da educação, sobretudo superior, é muito competitivo. Por isso é essencial ter um portfólio robusto, oferecendo serviços completos de graduação e pós-graduação com modalidades presenciais, semipresenciais e EaD”. Conclui Thiago.

O ENSINO SEMIPRESENCIAL EM EVIDÊNCIA

Ele vem sendo considerado a principal tendência educacional, durante e pós-pandemia, por muitos especialistas. Dentro desse modelo, podemos destacar o crescimento dos cursos semipresenciais, principalmente na área da saúde. Thiago acredita que essa modalidade é a principal aposta para o mercado.

“Com o fim da pandemia, existe uma probabilidade do crescimento do Ensino Semipresencial e uma queda do presencial, o que já está acontecendo hoje”, o especialista reforça que esse modelo permite a integração entre Ensino Remoto/EaD nas aulas teóricas e presencial na prática, dando flexibilidade à rotina de estudos.

INVESTINDO NO ENSINO SEMIPRESENCIAL

Hoje, investimentos em redes sociais, produção de conteúdo e um bom site não são mais opcionais. Guilherme Pinheiro, especialista em marketing digital e sócio/diretor na Conteúdo Edu, explica que essas ferramentas  precisam ser encaradas como necessidade básica para manutenção dos alunos e, principalmente, para captação. “Investir em uma boa equipe ou empresa que entenda de tráfego pago, busca orgânica, redes sociais, produção de conteúdo on-line e off-line é de extrema necessidade e acaba sendo um diferencial para a IES”. Conclui.

Os especialistas também afirmam que diante do novo panorama, cursos 100% on-line ou semipresenciais (principalmente para o pós-pandemia) são e continuarão sendo as principais tendências na educação. Dessa forma, as IES precisam estabelecer um plano que forneça condições e tecnologias que mantenha a integração professor/aluno e a total união entre as plataformas. “Essa é uma solução viável para os dois lados, por que, a instituição de ensino diminui gastos do presencial e retém os alunos, uma vez que ele pode pagar mais barato, visto que, automaticamente, ele fica mais em conta que o presencial”, aponta Guilherme.

SOBRE A CONTEÚDO EDU

A Conteúdo Edu é uma agência especializada em marketing e vendas para Instituições de Ensino com experiência de mais de 5 anos em Educação. Hoje, ajudamos instituições a conectarem-se com seus alunos. Mas, nossa missão é levar o aprendizado a maior quantidade de pessoas, seja fazendo a promoção publicitária, ministrando aulas ou através das novas plataformas que ainda hão de chegar. O nosso conteúdo é a Educação e onde ela estiver um pedaço da nossa contribuição se fará presente. Fale com a gente!

Assine a nossa newsletter semanal

Conteudo Marketing e Treinamentos LTDA • 32.952.629/0001-28

🤖 Cora IA: conheça nossa inteligência artificial exclusiva para educação.

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação.